Um Sapato pelo Brasil resgatou importância social e econômica do produto nacional

O setor calçadista, tradicional e importante para a economia brasileira, que gera diretamente mais de 270 mil postos de trabalho e produz mais de 900 milhões de pares de calçados anualmente (4º maior do planeta) promoveu, nos últimos dias de agosto, o movimento Um Sapato Pelo Brasil. No período, 150 das principais marcas brasileiras de calçados realizaram ações sincronizadas nas redes sociais com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do setor para o País, e sobretudo da importância de se consumir calçados produzidos no Brasil, que significam emprego, renda e desenvolvimento.

Conforme relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), estima-se que foram mais de 4 milhões de impressões nas redes sociais das marcas participantes, 325 mil curtidas e 11 mil comentários entre os dias 24 e 27 de agosto. “A campanha foi um sucesso, uniu concorrentes em prol de uma mesma causa, com um alcance de mais de 3,5 milhões de usuários na redes sociais. Os feedbacks foram muito positivos e acredito que tenha sido plantada uma semente importante neste momento histórico: a união”, avalia a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, ressaltando que o movimento partiu das próprias marcas, que ao final ainda concederam descontos coletivos de até 20% para produtos comprados nos seus comércios eletrônicos.

Uma das marcas participantes foi a calçadista Bischoff Group, produtora de calçados das marcas Jorge Bischoff e Loucos & Santos. A diretora de Branding & Negócios da empresa, Natália Bischoff, aponta que a iniciativa foi de grande significado para a valorização do sapato brasileiro, “Foi só o primeiro passo. É fundamental que esse movimento tenha continuidade, pela força social e econômica do setor”, destaca. Segundo ela, cada vez mais é importante a criação de ações conjuntas que fortaleçam a marca “sapato do Brasil”, que é reconhecido mundialmente por qualidade, conforto e design.

A fabricante de calçados infantis Bibi entrou na campanha para exaltar a força do setor por meio da união, que se faz ainda mais necessária em momentos turbulentos como o que estamos passando. Segundo a diretora de Marca e Varejo da empresa, Camila Kohlrausch, ao participar da iniciativa, a Bibi buscou promover integração para apontar os ganhos sociais provenientes da atividade calçadista, o que deve ajudar a “abreviar a crise provocada pela pandemia”.

Consumidores aprovaram
Quarto maior mercado consumidor de calçados do mundo, o varejo brasileiro do setor, assim como todos os demais setores econômicos, está sofrendo os efeitos do novo coronavírus. Por outro lado, o movimento Um Sapato pelo Brasil ajudou a resgatar a importância de se consumir calçados produzidos em território nacional, como forma de gerar emprego, renda e desenvolvimento para todos os brasileiros. E a percepção foi positiva.

Rafael Martinez (35), empresário residente em São Paulo/SP, reconhece que sempre foi muito exigente na compra de sapatos e que tinha a falsa ideia de que os importados eram de melhor qualidade. “A campanha me alertou para o potencial da indústria brasileira, não só pela qualidade, mas também pela função social que ela exerce, gerando emprego e renda, favorecendo a economia do nosso País”, contou.

A servidora pública Nathalia Paola Oliveira (31), de Porto Alegre/RS, ressaltou a importância da valorização do produto nacional, que gera desenvolvimento para os brasileiros. Também comentou que o calçado brasileiro não deve em nada em termos de qualidade para calçados importados e que o consumidor local deveria ser cada vez mais consciente do fato, especialmente por meio de campanhas como a Um Sapato pelo Brasil. “Todos os meus calçados são produzidos aqui, eu sempre tive essa consciência. E sabemos, por exemplo, que muitos estrangeiros são apaixonados por algumas marcas nacionais, sendo que aqui elas não são devidamente valorizadas. É preciso mudar esse quadro”, concluiu.

Além das marcas calçadistas, o movimento contou com o apoio dos sindicatos industriais, entidades do setor, fornecedores e lojistas.

*Conheça as marcas que aderiram ao movimento:
Alme
Amaia
Amora84
Ana Cristina Calçados
Ana Flex
Andacco
Aniger
Arezzo & Co
Azaleia
Azille
Batatinha BTA
Bebecê
Bem Me Quer Calçados
Bibi
Bischoff Group
BKR Amorella
Blade Footwear
Boaonda®
Bota Brasil
Bottero
Bradok
Byara
Calçados Rubra
Caminar
Capodarte
Capricho Shoes
Carrano
Cecconello
Chiringuitas Ibiza
Clo^^
CNS+
Comfortflex
Conforto
Coratta
Cristofoli
CUP Store
Dakota
Democrata
Di Valentini
Dilly Sports
Diversão Calçados
Doctor Shoes Antistaffa
Donna Carlotta
Dumond
Eléia Calçados
Esposende
Ferracini
Ferricelli Calçados
Fiever
Flib
Gaston
Giulia Domna Shoes
Grendene
Grendene Kids
Grupo Priority
Guilhermina
Invitto
Invoice Calçados
Ipadma
Jorge Bischoff
Juliana Amaral
Kids e Baby Shoes
Kidy
Kildare
Klin
La Femme
La Fitty
Lapa Shoes
Latittude
Linc Calçados
Loja Soares
Loucos&Santos
Luiza Barcelos
Lynd
Madero
Malu Super Comfort
Marjorie
Marluvas
Mary Jane
Massey
Mironneli
MITI Shoes
Mormaii Shoes
Mr. Bischoff
Mulher Sofisticada
Neorubber
Nossa Shoes
Olympikus
Opananken Antistress
Pampili
Paquetá Calçados
Paquetá Esportes
Pegada
Perky
Perlatto
Pesh
Petit Cheval
Piccadilly
Plugt
Quinta Valentina
Rafarillo
Ramarim
Redikal
Redmax
Renata Mello
Reserva Go
Sandro Moscoloni
Sapatoterapia
Savelli
Saygon e Syg
Sollu Calçados
Sound Kids
Sound Shoes
St. Louise
Star Universe
Starflex
Stéphanie Classic
Stepsgreen
Sticky Shoes
Street Star
Sugar Shoes
Suzana Santos
Takayama Atelier
Talkflex
Tenis GLK
TH Shoes
Tip Toey Joey
Tweenie
Umbro Brasil
Urbann Boards
Usaflex
Usthemp
Valentina Flats
Variettá
Vera Moreno Calçados
Verofatto
Vero Moc
Via Vip Calçados
Viccini
Vicenza
Vinci Shoes
Vulcabras
Wirth
WorldColors
Zagga
Zatz

* Marcas inscritas no movimento

Fonte: Abicalçados